Como montar um blog de sucesso para a sua empresa em 3 passos

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como montar um blog de sucesso

Você fez pesquisas e desenvolveu produtos ou serviços alinhados às necessidades dos seus clientes. Em seguida, criou um site e aplicativo para as vendas. Até aí, tudo parece bem. Mas você percebe que precisa atrair usuários de forma orgânica para gerar novas oportunidades. Portanto, é chegado o momento de saber como montar um blog de sucesso e aumentar a presença online da sua empresa.

De fato, sem um blog para publicar conteúdos relevantes para os possíveis clientes, o trabalho de indexação nos buscadores é falho — mesmo se a empresa já tiver presença nas redes sociais. Além disso, será mais difícil trabalhar as estratégias com foco em cada estágio da jornada de compra do seu cliente.

Mas, calma! Neste artigo, vamos te mostrar 3 passos para montar um blog épico. Quer melhorar a geração de leads e conversão em novos clientes? Então siga com a leitura!

1. Escolha a melhor plataforma

O primeiro passo para um blog de sucesso é definir a plataforma de criação. Entre as opções mais utilizadas, podemos destacar:

  • WordPress;
  • Joomla;
  • Blogger;
  • Medium;
  • Tumblr;
  • LinkedIn Pulse.

Embora todos apresentem soluções interessantes, o WordPress se destaca pelo leque de possibilidades de customização, responsividade e usabilidade. Exatamente por isso, ele tem 60% de Market Share (participação de mercado), de acordo com a pesquisa anual realizada pela W3Techs.

2. Defina o seu objetivo e como montar um blog de sucesso

Ter um objetivo claro é fundamental para nortear as estratégias da empresa. Então reflita sobre o que você quer alcançar com a presença online. Veja, a seguir, alguns exemplos de objetivos:

  • educar o mercado sobre uma solução disruptiva — principal objetivo das startups;
  • aumentar a autoridade no segmento;
  • gerar leads qualificados para o time de vendas;
  • aumentar a receita do negócio;
  • engajar os colaboradores.

Os objetivos são diversos e talvez você tenha identificado que mais de um deles se encaixa ao seu negócio. Mas é importante definir o cenário atual e qual é o mais relevante para o momento. Tenha em mente que é o objetivo principal que vai direcionar a criação de conteúdos, escolha de CTAs (Call To Actions) e como montar um blog de sucesso. Além disso, ele também vai determinar as métricas para acompanhar os resultados.

3. Crie conteúdos de qualidade

Agora que você já escolheu a plataforma e sabe qual é o seu objetivo, chegou a hora de se dedicar à parte mais importante do blog: o conteúdo. Afinal, é ele que vai atrair novos leitores e definir se os leads darão sequência à jornada de compra até se tornarem clientes.

Faça pesquisas por palavras-chave e veja quais são os temas mais interessantes para abordar no blog da sua empresa. O importante aqui é definir os assuntos que vão responder as dúvidas dos potenciais clientes. Feito isso, utilize os mais diversos formatos para publicação — de acordo com a estratégia e hábitos de consumo de conteúdos da sua persona, é claro. Veja quais são os mais comuns para blogs:

  • texto: blog posts e e-books, por exemplo;
  • vídeos: como webinars e entrevistas;
  • áudios: podcasts, narração de posts etc.
  • gráficos: infográficos ou fotos.

Faça testes de performance dos formatos e crie versões diferentes para assuntos similares. Variar a apresentação do conteúdo é uma estratégia eficaz para atingir mais pessoas e ficar em sintonia com a sua audiência. Aqui, o cuidado deve estar em não criar textos idênticos, pois o Google pode interpretar como conteúdo duplicado. E isso prejudicaria as suas estratégias de SEO.

Por fim, não se esqueça de compartilhar as publicações do blog nas redes sociais da empresa para que o seu público fique por dentro das atualizações. Além disso, você também pode promover os posts para ampliar o alcance e gerar mais visitas para as suas páginas.

Pronto! Agora você já sabe como montar um blog de sucesso. Ficou alguma dúvida? Então solicite uma consultoria gratuita de Marketing de Conteúdo para conhecer as melhores estratégias para o seu blog!

ABOUT THE AUTHOR: Rodrigo Pedrosa CEO da Epic Content

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