Plágio: entenda porque ele deve ser evitado no blog da sua empresa!

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plágio no marketing de conteúdo

Criar conteúdos novos e com boa frequência para se tornar autoridade no assunto é um grande desafio. Exatamente por isso, muitas empresas optam por replicar artigos de outras fontes em seus blogs. Mas, tenha cuidado! Isso é plágio e pode trazer sérias consequências.

Neste artigo, aprofundaremos no conceito de plágio e nas penalizações que ele acarreta — online e criminalmente. Além disso, mostraremos o que você precisa fazer para ter conteúdos sempre originais e alinhados às necessidades do seu cliente ideal.

Quer acertar na estratégia para aparecer nos primeiros resultados das buscas? Então, siga com a leitura!

O que é plágio?

De acordo com o dicionário Aurélio, plagiar é:

“(…) copiar ou imitar, sem engenho, as obras ou os pensamentos dos outros e apresentá-los como originais.”.

Nesse sentido, o plágio ocorre quando existe reprodução ou posse de direito de terceiros sem dar os devidos créditos. Contudo, é necessário deixar claro que a inspiração não representa plágio. Ou seja, se um artista criou um quadro e buscou a ideia na obra de outro autor, isso não caracteriza a cópia.

Nota: como você pode perceber, o trecho extraído do dicionário Aurélio teve a fonte apontada e link para o texto original. Além disso, utilizamos a tag <blockquote>, que é encontrada pelo símbolo (aspas) na caixa de formatação de textos do WordPress ou em outras plataformas de publicação. Essa é uma boa prática para evitar punições por plágio.

Categorias de plágio

Para ficar mais claro, é importante entender os níveis de plágio e o que deve ser evitado para não cometê-los:

  • conceitual: quando toma para si teorias e conceitos criados por outros;
  • integral: quando é feita uma cópia perfeita de material criado por terceiro sem dar crédito ao autor;
  • parcial: dirige-se à ideia de copiar trechos de outras obras sem citar o criador.

Plágio é crime?

O Código Penal Brasileiro é claro e detalha as leis sobre a cópia indevida. De acordo com o Art. 184, na seção que trata de Crime de Violação de Direitos Autorais, estão inclusas as penas que podem ir de poucos meses a anos, com ou sem inclusão de multa.

Portanto, tenha muito cuidado! O plágio funciona embasado em uma ideia próxima do ato de roubar. Afinal, o infrator não criou determinado conteúdo e tomou posse de algo que não era dele por direito. E saiba que o problema não para por aí: existem punições online que trazem estragos enormes para o blog da sua empresa — veja no próximo tópico.

Existem punições para o plágio online?

Uma das punições mais comuns para o plágio online é feita pelo próprio Google. Se, em algum momento, você perceber que sua página não é mais encontrada na busca dos usuários, ligue o alerta. Esse pode ser um indicativo de que uma pena foi aplicada por conta de conteúdo copiado.

O Google opera, basicamente, com dois tipos de penalizações, que são:

  • manual: quando você recebe uma notificação;
  • automática: punição aplicada de maneira automatizada, sem aviso prévio.

Para alguém que começa a engatinhar no universo dos blogs, o principal sinal percebido quanto à punição por plágio online está atrelado à dificuldade de posicionar de forma eficaz seus conteúdos dentro dos buscadores.

Mesmo que você produza conteúdos originais, não está livre de escrever trechos idênticos aos de outros sites. Uma dica importante para evitar esse problema é utilizar ferramentas de detecção de plágio antes de postar os conteúdos no blog, como o Plagiarisma e o CopyScape.

Qual a importância de produzir conteúdos originais?

Até aqui, falamos sobre a importância de evitar plágios. Contudo, de nada adianta criar artigos aleatoriamente e esperar por resultados. O blog da sua empresa precisa estar alinhado às necessidades do cliente para não se tornar uma parte de todo o lixo que inunda a internet.

A criação de personas, sem dúvidas, é fundamental na compreensão das necessidades e características do potencial cliente. Com isso, a entrega de conteúdos que o ajudem a solucionar problemas e responder dúvidas se torna efetiva.

Outro ponto importante é que as ferramentas de busca se tornam cada vez mais “inteligentes”. Assim, o ranqueamento da sua página está diretamente relacionado às estratégias de SEO e à qualidade do conteúdo publicado.

Planeje com cuidado aquilo que será exposto para os leitores e fique alinhado às novas diretrizes para o Marketing de Conteúdo.

Conteúdo é rei

Quando dizemos que o conteúdo é rei, usamos uma metáfora que enfatiza a importância que ele assume dentro do projeto de um blog empresarial de sucesso. Afinal, é ele que vai comunicar com as personas e definir se os artigos vão ficar bem posicionados nas páginas de resultados do Google.

Como otimizar a produção de conteúdos no seu blog?

A elaboração de conteúdo causa insegurança em um primeiro momento. Isso porque a produção deve seguir algumas regras e precisa ter a sua frequência de postagens respeitada. E, como sabemos, nem sempre a inspiração está presente e o tempo é escasso para se dedicar ao conteúdo. A seguir, veja alguns fatores para otimizar o processo:

  • direcionamento para o público-alvo: entenda a necessidade das personas e adeque a produção de artigos;
  • seleção de tema: escolha propostas que estejam relacionadas à imagem que a sua empresa quer passar e faça buscas por palavras-chave relacionadas;
  • pesquisa focada: busque informações aprofundadas, porém segmentadas em relação ao público que deve ser atingido;
  • tema e conteúdo: o conteúdo precisa esclarecer aquilo que foi proposto. Ou seja, deve cumprir a promessa do título e do enunciado;
  • SEO: siga as melhores práticas na criação de conteúdo otimizado para os buscadores da internet — como o Google.

Alcançar altos níveis de qualidade no mercado atual não é simples. Afinal, as pessoas estão se especializando e a quantidade de informação aumenta constantemente. A dica aqui é buscar uma agência de Marketing de Conteúdo capaz de produzir materiais épicos e originais, que qualifiquem o blog de sua empresa e não tragam riscos ao processo.

Ao chegar neste ponto da leitura, você deve ter percebido que o plágio precisa ser evitado a todo custo. Cabe lembrar que a prática dessa artimanha é considerada crime, mesmo em meios virtuais, e pode acarretar punições. Lembre-se que a melhor maneira de ter sucesso é apostar na originalidade e qualidade de conteúdo de suas páginas.

E você, compreendeu por que deve evitar o plágio? Percebe a importância desse assunto? Então, não deixe de compartilhar esse texto nas redes sociais e ajudar mais pessoas a não cometerem esse erro.

ABOUT THE AUTHOR: Epic Freela Este artigo foi escrito por um redator freelancer que passou por um criterioso processo seletivo da Epic Content!

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