Você documentou a persona da empresa, tem uma rotina de publicações no blog e cumpre todas as boas práticas de SEO. No entanto, a visibilidade do site ainda não é suficiente para captar os potenciais clientes que você precisa? A boa notícia é que criar ebook é uma grande oportunidade de converter leitores em leads.
Por meio da troca de um conteúdo mais elaborado pelos dados do usuário, você gera novas oportunidades de negócios. Da mesma forma, a estratégia tem potencial de aumentar o tráfego de suas páginas.
Neste post, mostraremos o que é ebook e porque ele eleva o seu Marketing de Conteúdo a outro patamar. Além disso, vamos elencar os 5 passos para a criação de um conteúdo de sucesso. Curioso? Então siga com a leitura!
O que é ebook?
Em uma tradução literal, ebook significa “livro eletrônico”. Mas, não se assuste! Ao contrário do que o nome pode sugerir, ele não tem as mesmas características de um livro tradicional — que costuma ser extenso e pouco objetivo.
De fato, o ebook tem a função de resolver o problema ou tirar as dúvidas do leitor de forma direta e simples. Exatamente por isso, muitas vezes temos a sensação de conversar com o autor durante a leitura.
Por que criar ebook?
Ao criar um ebook, o objetivo principal é converter os visitantes do blog em leads. Para tanto, eles trocam algumas informações pessoais pelo material que é oferecido.
Como você já pode imaginar, é importante que esse conteúdo agregue valor e resolva um problema do usuário naquele momento. Portanto, essa é a oportunidade que você tem de gerar leads e aumentar a credibilidade da sua empresa.
A seguir, mostraremos 5 passos fundamentais para criar ebook de sucesso e surpreender seus clientes:
1. Definição do tema
É com foco nas dores do cliente ideal que o ebook será elaborado. Nesse sentido, o primeiro passo é documentar, por meio de pesquisas direcionadas, a persona da sua empresa.
Faça uma lista com os temas mais acessados do site e as principais dúvidas de seus possíveis compradores. Ao definir sobre o que vai escrever, comece a pesquisar o assunto.
2. Criação do texto
Um ebook possui, em média, 2.000 palavras. Elaborar todo esse conteúdo requer organização. Pensando nisso, escreva os tópicos mais interessantes de se abordar e depois comece a estruturar o conteúdo.
Tenha em mente que o texto deverá ser útil, relevante e educativo. Portanto, ele precisa responder as dúvidas da persona sem ser cansativo. Jamais utilize as opções “copiar e colar” de outros textos se deseja fortalecer o vínculo com suas leads.
3. Otimização
Após escrever seu ebook, revise-o muitas vezes. Verifique se as técnicas de escrita estão corretas, assim como se a palavra-chave está bem aplicada. Seu texto precisa passar confiança e autenticidade.
O conteúdo significa 90% da estratégia de marketing de uma empresa. Logo, otimiza-lo para que seja encontrado facilmente nos mecanismos de busca se torna fundamental para o aumento do tráfego em seu site.
4. Design
Imagens que conversam com o conteúdo agregam valor e fazem a diferença nos motores de busca. Invista em fotos internas e uma capa que remeta à sua empresa — utilize cores do logotipo, por exemplo, para que seu cliente não esqueça onde baixou o material.
Nessa hora é recomendado ter alguém experiente em design para ajudar na finalização.
5. Divulgação
Com o ebook finalizado, é hora de divulgar! Vale pedir aos colaboradores para darem aquela força, enviar e-mails, compartilhar nas redes sociais e no site da empresa. Mas, atenção! Faça a propaganda sem excessos e crie uma chamada leve que desperte curiosidade no leitor.
Reconhecer no ebook uma fonte poderosa de atração de leads vai ajudá-lo a desenvolver cada vez mais conteúdos voltados para os desejos de sua persona. Portanto, capriche no material e na divulgação!
E você, já sabe como criar ebook e sua importância para geração de leads na estratégia de marketing? Então não deixe de assinar nossa Newsletter para receber mais dicas diretamente na sua caixa de entrada!