Afinal, o que é conteúdo evergreen e como usá-lo na sua estratégia?

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Entender o que é conteúdo evergreen se mostra essencial no desenvolvimento da estratégia de conteúdo. Na prática, se trata de um material atemporal que segue gerando interesse aos leitores em longo prazo. Diferente de algo factual (que no dia seguinte já está desatualizado), o conteúdo evergreen costuma contextualizar o assunto com densidade e gerar leituras enriquecedoras.

Você sabe o que é conteúdo evergreen? Também chamado de duradouro ou perene, ele é criado para tornar informações relevantes pelo maior tempo possível. Por exemplo, ao buscar como consertar um chuveiro quebrado, o passo a passo descrito no artigo basicamente vai ser o mesmo hoje ou daqui a cinco anos.

E é, justamente, este potencial de atemporalidade que faz a diferença. Afinal, quando bem aplicado na estratégia do seu blog, o conteúdo evergreen traz uma série de benefícios, como segmentação de leads e aumento da autoridade. Sem contar que é determinante na eficiência da jornada de compra.

Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo o que é este tipo de conteúdo e como usá-lo com eficiência. Acompanhe!

Entenda o que é conteúdo evergreen

Entender o que é conteúdo evergreen se mostra essencial no desenvolvimento da estratégia de conteúdo. Na prática, se trata de um material atemporal que segue gerando interesse aos leitores em longo prazo. Diferente de algo factual (que no dia seguinte já está desatualizado), o conteúdo evergreen costuma contextualizar o assunto com densidade e gerar leituras enriquecedoras.

Veja as diferenças em relação aos conteúdos factuais ou noticiosos

O principal ponto na hora de criar conteúdos atemporais é entender as diferenças em relação aos conteúdos noticiosos ou factuais. Pois bem, algo noticioso representa basicamente o contrário do evergreen, pois traz assuntos que ficam desatualizados e são superados rapidamente.

Entre os principais exemplos, podemos citar textos sobre tendências de mercado, atualizações da taxa selic, números de demissões, alcance de vendas, entre outros. Vale ressaltar, aqui, que mesmo que o conteúdo factual seja interessante em algumas estratégias, é preciso gerenciá-lo com o perene (evergreen) para não interferir na experiência do leitor. 

Confira os benefícios na estratégia 

Os conteúdos duradouros são parte essencial da estratégia de um blog e auxiliam na jornada do funil de vendas. Eles costumam trazer uma série de benefícios desde que atendam às boas práticas de SEO, estejam em um planejamento alinhado e abordem assuntos relevantes para o contexto da persona. 

De modo geral, os temas giram em torno de assuntos educacionais, conceituais, listas, dicas ou até mesmo tutoriais. Este texto que você está lendo agora, por exemplo, faz parte de um material perene, pois a explicação relacionada ao conteúdo sem validade continua sendo a mesma com o passar do tempo.

Veja a seguir os principais benefícios de utilizar o conteúdo evergreen!

Reforço de autoridade da marca

Quando um texto apresenta informações de qualidade acontece o reforço de autoridade da marca pela demonstração do quanto ela entende sobre o tema. Em função disso, além do conteúdo evergreen, o seu planejamento também precisa ter identidade própria, se encaixar na linguagem da persona e gerar confiança. O objetivo é que este conjunto traga associações positivas aos leitores para que se interessem cada vez mais pelo conhecimento repassado e permaneçam no blog

Atração de mais visitantes vindos pelo Google 

Um dos principais objetivos da estratégia de conteúdo é aumentar as vendas, certo? Dessa forma, a atração de mais visitantes vindos pelo Google se transforma em algo essencial e tem total relação com a produção de conteúdo perene. O motivo é simples: ele gera mais tráfego orgânico pela procura frequente do público.

Segmentação de leads 

Conteúdos factuais são responsáveis por atrair pessoas de vários interesses que desejam se manter atualizadas sobre novidades. Em contrapartida, o conteúdo evergreen faz uma espécie de mapeamento sobre os assuntos que mais importam aos leads do seu blog. 

Isso acontece pela proposta de oferecer artigos contextualizados que aprofundam em determinados temas, baseados em palavras-chave buscadas pela persona. Assim, ao disponibilizar um material perene rico, fica simples converter leitores em leads qualificados e segmentá-los por área de interesse.

Potencial de links externos

Outro benefício interessante do conteúdo perene está na conquista recorrente de links externos que é um dos fatores mais impactantes no SEO. De fato, como este tipo de material se destaca por sua relevância e atemporalidade, é comum que outras páginas queiram incluí-lo nos links de seus textos e, assim, gerem cada vez mais leitores ao seu blog. 

Agora ficou claro o que é conteúdo evergreen e sua função na busca por bons resultados. O segredo, aqui, envolve selecionar temas relevantes dentro da proposta do negócio e criar artigos que se mantenham ricos ao longo do tempo. No entanto, vale destacar que isso só é possível quando existe uma persona pensada minuciosamente para ser a base de toda a estratégia de conteúdo do blog.

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e leia também sobre como criar uma persona direcionada para sua estratégia de conteúdo.

ABOUT THE AUTHOR: Rodrigo Pedrosa CEO da Epic! Content: "Venceu o 1º Startup Weekend do Google (como co-fundador e CMO da Atleta.co); fundou outras 2 startups disruptivas; produziu e criou conteúdos para Augusto Licks (ex-Engenheiros do Hawaii); foi Head de Conteúdo da startup eleita melhor do Brasil (Easy Carros)..." Quem vê pensa que sou foda... Mas nem consigo comer uma pizza sem catchup. :{

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