Como ser um palestrante: 5 dicas para se destacar no mercado!

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como ser um palestrante

Destacar a empresa ou startup no mercado é um dos maiores desafios dos gestores. De fato, algumas ações de branding precisam ser tomadas para aumentar a relevância no segmento. Entre elas, participar de eventos é uma boa oportunidade para educar o público enquanto divulga as suas soluções. Mas, afinal, você sabe como ser um palestrante de sucesso?

Neste artigo, daremos 5 dicas para subir aos palcos com confiança e atrair cada vez mais clientes para o seu negócio. Curioso? Então, siga com a leitura!

1.  Defina a área de abordagem

De nada adianta dominar as informações para preparar e apresentar uma palestra se o speaker não souber como alocar isso em uma área específica do conhecimento. Nesse sentido, você precisa se posicionar sobre um tema para que tenha foco na própria progressão profissional.

A sequência de trabalho e as consequências das atuações dependem do seu preparo para abordar determinado assunto e fazer com que as pessoas se interessem por aquilo que deseja falar. Uma dica aqui é focar nas principais dúvidas e objeções de compra da sua persona e elaborar apresentações baseadas no tema.

Se tornar referência é um processo natural — desde que exista foco no assunto abordado e as apresentações transmitam conhecimento de verdade. E a boa notícia é que essa credibilidade é automaticamente transferida para a sua empresa. Pense nas oportunidades de negócio que isso pode trazer!

2.  Conheça o perfil do seu público-alvo

É muito difícil se expressar da maneira correta e cativar a audiência sem que tenha o devido cuidado com as características do público-alvo. Apresentar a sua startup para investidores, por exemplo, é completamente diferente de expor informações genéricas para um grupo de jovens universitários que desejam se aventurar no empreendedorismo.

Portanto, busque compreender o perfil daqueles que estão atrás do seu conhecimento. Tenha em mente que a palestra precisa estar sempre alinhada aos ouvintes.

3.  Invista em networking e divulgação do seu nome

A rede de contatos, dentro do mundo competitivo em que vivemos, é de extrema importância em qualquer área de atuação profissional. Saber investir nesses contatos é um dos segredos de quem já descobriu como ser um palestrante de sucesso.

Para isso, troque cartões de visitas, entre em contato com profissionais estrategicamente escolhidos, mesmo que apenas para um intercâmbio de ideias. Faça com que seu nome seja conhecido no ambiente relacionado à sua área de atuação.

4.  Desenvolva a oratória

Saber se expressar e reter a atenção do público tem uma importância enorme para o speaker. Por mais que você tenha bagagem na área de apresentação, se não conseguir gerar transformação positiva em sua plateia, fica muito difícil alcançar o sucesso como palestrante.

Veja alguns pontos que precisam ser lapidados para chegar ao sucesso como palestrante e aumentar a sua confiança na hora de se apresentar:

  • dedique-se a desenvolver sua oratória e fazer apresentações épicas;
  • busque capacitar-se na área para chegar a seus objetivos;
  • aprenda a melhor forma de estruturar o material a ser apresentado;
  • conheça o lugar em que vai se apresentar;
  • compreenda as melhores técnicas de uso da voz;
  • trabalhe a linguagem corporal.

5. Use o Marketing de Conteúdo

Ao pensar no mundo de hoje e no constante surgimento de novos conhecimentos, um orador condicionado a atuar em cima das variantes do tema não pode negligenciar o Marketing de Conteúdo.

Para todas as informações que as pessoas buscam, a internet está presente como ferramenta na maioria dos casos. Portanto, o seu blog precisa ser a primeira fonte de informações para a sua audiência e o local que você cria a autoridade no assunto. Logo, ele tem o papel de gerar oportunidades para novas palestras.

Ao elaborar um planejamento, tenha o apoio de uma empresa capaz de fazer do Marketing de Conteúdo um diferencial em sua empreitada.

Para ser um palestrante de sucesso, é preciso ter conhecimento da área, dominar a oratória e estudar aqueles para quem vai explanar — sem nunca negligenciar a força do Marketing de Conteúdo. Siga o que viu aqui e fique mais perto de alcançar seus objetivos.

E você, já sabe como ser um palestrante de sucesso e colher bons frutos para o seu negócio? Então não deixe de divulgar esse material em sua redes sociais para fazer com que outros tomem conhecimento dessas dicas.

ABOUT THE AUTHOR: Epic Freela Este artigo foi escrito por um redator freelancer que passou por um criterioso processo seletivo da Epic Content!

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