Google Marketing Platform: guia completo e suas vantagens

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Google Marketing Platform

Se você fez login em sua conta do Analytics 360 ou DoubleClick depois do dia 24 de julho de 2018, certamente, notou várias diferenças que podem causar dúvidas. E isso é percebido, também, no Google Adwords que agora tem outro nome. Mas, fique tranquilo, essas mudanças fazem parte do novo Google Marketing Platform — a nova plataforma de marketing do Google.

De fato, essas novidades vieram para facilitar o trabalho de quem utiliza as soluções de análise de dados e anúncios do Google e preservar a privacidade dos usuários do maior buscador do mundo.

Neste artigo, vamos apresentar esse produto do Google que acaba de ser lançado. Além disso, falaremos dos benefícios que ele vai trazer para o time de marketing da sua empresa — seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Quer ficar por dentro do novo Google Marketing Platform e saber como ele ajuda a obter melhores resultados nas campanhas? Então siga com a leitura!

Entenda o que é o Google Marketing Platform

A grosso modo, o Google Marketing Platform é a nova marca do Google que representa a união do Google Analytics 360 Suite e do DoubleClick Digital Marketing — que são duas ferramentas bem populares para quem trabalha com análise de performance de blogs e sites ou campanhas de anúncios no Google.

Além disso, diversas funcionalidades desses produtos passaram por reformulações a fim de otimizar a experiência e o alcance das metas de marketing — como veremos mais adiante.

O que esperar com essa mudança?

De acordo com o Google, os usuários estão cada vez mais conscientes de como são impactados pelo marketing digital e do fato de que os seus dados são utilizados para campanhas. E isso faz com que eles busquem maior controle sobre as informações pessoais.

Assim, os profissionais de marketing precisam de uma plataforma que entregue conhecimentos relevantes para ajudar no planejamento, acompanhamento, compra e melhorias em ações de mídias digitais. No entanto, ela deve respeitar a privacidade e acesso aos dados do usuário.

Seguindo essas diretrizes, o Google Marketing Platform é uma espécie de hub que reúne ferramentas e compartilha informações entre equipes da mesma empresa para ajudar o profissional de marketing a aprimorar as estratégias — sem revelar dados sigilosos dos usuários.

Para tanto, a ferramenta promete entregar insights valiosos sobre os consumidores. E eles podem ser utilizados para criar campanhas que apresentam o retorno do investimento (ROI) cada vez melhores.

Veja os benefícios do Google Marketing Platform para a sua empresa

Já falamos brevemente dos insights que a sua empresa pode obter ao utilizar o Google Marketing Platform. Mas as vantagens não param por aí! A seguir, veja outros 4 benefícios que a unificação da tecnologia analítica e a ferramenta de anúncios pode trazer:

  1. agilidade no trabalho de marketing: acompanhar todas as informações de análise e anúncios no mesmo painel evita que diversas abas fiquem abertas no navegador. Além disso, a inteligência integrada automatiza processos e os resultados das pesquisas podem ser obtidos em apenas 3 dias;
  2. trabalho colaborativo entre as equipes: compartilhar informações entre equipes é fundamental para ter uma compreensão mais ampla das necessidades dos clientes e como entregar as melhores soluções. Da mesma forma, o trabalho colaborativo ajuda a criar os melhores anúncios para impactar os clientes. Com a nova plataforma, os insights são compartilhados entre os times para que as alterações sejam feitas quase em tempo real;
  3. maior compreensão do seu público: a integração entre os dados permite uma visão abrangente dos seus potenciais clientes. Com isso, as estratégias para impactar a audiência e atrair tráfego qualificado são mais efetivas;
  4. melhor acompanhamento do ROI: mensurar o retorno do investimento (ROI) é primordial em campanhas de marketing. E agora vai ser mais simples entender quais estratégias trazem lucros — e devem ter os investimentos aumentados — e quais estão abaixo do esperado e podem ser eliminadas.

De acordo com Chris Murphy, Head of Digital Experience da Adidas, esses benefícios são percebidos no trabalho colaborativo entre as equipes que traz insights sobre o público. Além disso, a plataforma permite o acompanhamento das ações criativas que são executadas e como estão performando. Assim, o time de marketing da Adidas pode realizar alterações quase que imediatamente para melhorar as campanhas.

Saiba quais ferramentas estarão disponíveis gratuitamente na plataforma

Para quem busca soluções gratuitas, o Google Marketing Platform reúne as seguintes funcionalidades no painel:

  • Google Analytics 360: é a ferramenta do Google para análise de dados da sua empresa e hábitos de navegação dos usuários do site;
  • Data Studio: oferece painéis e relatórios interativos que ajudam na tomada de decisão;
  • Optimize 360: permite testes A/B para saber qual versão do seu site ou aplicativo tem melhor aceitação do público;
  • Surveys 360: com essa ferramenta, você pode fazer pesquisas para reunir informações relevantes e conhecer melhor o seu público;
  • Tag Manager 360: permite o gerenciamento e a criação de tags para análise sem precisar editar o código do seu site.

Para os anunciantes, a plataforma ainda disponibiliza o Display & Video 360 e o Search Ads 360, que são ferramentas para gerenciamento e alterações em tempo real das campanhas.

Conheça outras alterações a partir de 24 de julho de 2018

Além das novidades do Google Marketing Platform que já falamos, outras alterações já podem ser notadas por quem utiliza os produtos de publicidade do Google, que são elas:

  • Google Ads: o Google Adwords teve seu nome reduzido, e agora é chamado de Google Ads;
  •  Ad Manager: essa nova ferramenta uniu o DoubleClick Ad Exchange e o DoubleClick para publishers em um único lugar. Com isso, as métricas e dimensões passam a se chamar “GAM”;
  • Display & Video 360: os relatórios do DoubleClick Bid Manage agora têm essa nova nomenclatura;
  • Search Ads 360: é o novo nome dos relatórios do DoubleClick Search. Além disso, as dimensões e métricas passam a se chamar “SA360”;
  • Campaign Manager: é o nome dado agora para os relatórios de DoubleClick Campaign Manager. Da mesma forma, a sigla “CM” passa a ser usada para as métricas e dimensões.

Cabe ressaltarmos que as URLs de acesso às novas ferramentas foram alteradas, mas o redirecionamento foi incluído para facilitar a navegação.

Por fim, o Google promete que essa é apenas a ponta do iceberg das melhorias que virão para otimizar as campanhas de marketing e a experiência do usuário em relação à privacidade dos dados. Desse modo, acompanharemos por aqui e traremos as novidades para você, a medida que forem surgindo.

Pronto! Agora você já sabe o que é o Google Marketing Platform e como ele entrega melhores resultados para a sua empresa. Gostou das informações deste artigo? Então siga as nossas páginas nas redes sociais para ficar por dentro de conteúdos como este. Estamos no LinkedIn, Twitter e Facebook!

ABOUT THE AUTHOR: Rodrigo Pedrosa CEO da Epic Content

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