Se o seu site ou blog não tem o Protocolo HTTPS — que pode ser visto no endereço do site (https://) e vinha acompanhado do cadeado verde e a palavra “Seguro” até bem pouco tempo atrás — saiba que está na hora de ligar o alerta.
Essa tecnologia de segurança tem um impacto direto no volume de tráfego desde 2014. E, agora, passa a ser padrão na versão 68 do Chrome. Assim, os sites que não possuem o HTTPS já são marcados com a palavra “Inseguro”. E isso pode impactar negativamente os seus resultados.
Mas, calma! Neste artigo, explicaremos o que é o protocolo HTTPS e o que você precisa fazer para tê-lo no seu site. Além disso, aprofundaremos nas novas regras do Chrome 68 que passaram a valer a partir do dia 24 de agosto de 2018 — a mesma data em que o Google adotou o Google Marketing Platform como padrão para suas ferramentas de análise e anúncios.
Quer saber como aumentar a segurança do seu site e melhorar o posicionamento nas buscas? Então, siga com a leitura!
Afinal, o que é o Protocolo HTTPS?
HTTPS, em uma tradução livre, é a sigla para “Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro”. Ou seja, essas 5 letrinhas servem para mostrar ao usuário que ele está em um ambiente protegido pela criptografia.
Sempre que o site visitado possui um Certificado SSL ou TSL configurado corretamente — saiba mais no próximo tópico —, o HTTPS é apresentado. Esses certificados conferem uma camada a mais de segurança na navegação em relação aos sites HTTP.
Qual a função do Certificado SSL / TSL?
Acessar sites que exigem login, senha e informações pessoais já faz parte da nossa rotina. Além disso, as transações comerciais por meio da internet crescem e se tornam cada vez mais populares.
Esses novos hábitos aumentaram a exposição de informações sigilosas e a preocupação dos usuários em relação à segurança dos sites visitados — cabe destacarmos que o brasileiro está entre os mais preocupados com privacidade e segurança, de acordo com a pesquisa realizada pela empresa finlandesa F-Secure.
Pensando nisso, a tecnologia SSL (Secure Sockets Layer) foi desenvolvida pela Netscape com o objetivo de resguardar os dados que são armazenados e compartilhados pela internet. Para tanto, ela realiza as seguintes funções:
- codifica as informações por meio da criptografia — que utiliza duas chaves (uma pública e outra privada) para gerar e decifrar os códigos;
- evita que terceiros tenham acesso às informações sigilosas;
- aumenta a segurança no tráfego de dados entre o usuário e o servidor.
Um outro certificado similar ao SSL é o TSL (Transport Layer Security), que atende às mesmas características que falamos aqui e também confere o Protocolo HTPPS ao seu site.
Ter um Protocolo HTPPS significa que o site é 100% seguro?
Ao contrário do que muitos pensam, um site HTTPS não confere total segurança em relação aos dados inseridos. Isso porque os cibercriminosos conseguem publicar sites com o protocolo para roubar informações e senhas dos usuários.
Nesse sentido, é preciso ter bastante cuidado ao navegar em sites duvidosos. Evite clicar em links desconhecidos e fornecer informações confidenciais.
Mesmo que o o Protocolo HTTPS não seja 100% seguro, ele ainda confere maior credibilidade que os sites HTTP. Além disso, ele é indispensável para quem administra sites e blogs e quer aparecer na primeira página do Google — como veremos a seguir.
Por que é importante ter um site com o HTTPS?
Os motivos são diversos, mas o principal é o seguinte: um site inseguro não é visto com bons olhos pelo Google. Por isso, ele prioriza aqueles que têm o Protocolo HTTPS para apresentar nos resultados da busca — e isso já foi admitido pelo próprio Google em seu blog voltado para Webmasters.
A essa altura, muitos podem torcer o nariz e pensar que o Google quer ditar as regras da internet. Mas tenha em mente que o maior buscador do mundo não quer expor seus usuários a riscos de segurança e privacidade. Por isso a justificativa é aceitável.
Outros benefícios do HTTPS para o seu site são:
- dados analíticos mais precisos: o Protocolo HTTP perde dados de navegação. Por outro lado, o Protocolo HTTPS oferece informações apuradas para o Google Analytics;
- reduz o risco de pishing: o Protocolo HTTPS evita que as páginas falsas e mensagens de SPAM coletem informações sigilosas dos usuários;
- aumenta a confiança dos clientes: para quem faz vendas pela internet — principalmente por cartões de crédito —, ter um Protocolo HTTPS dá maior segurança e confiança para os usuários fazerem as transações;
- evita problemas legais: um site com Protocolo HTTPS tem menos chances de sofrer processos judiciais por violação da privacidade e segurança dos usuários;
- SEO: o Protocolo HTTPS aumenta a credibilidade do seu site e a relevância para SEO (Serch Engine Optimization). E, com isso, ele terá um melhor ranqueamento no resultado das buscas e maior competitividade frente à concorrência.
Portanto, se você já investe em conteúdos de qualidade para aumentar a autoridade do seu site ou blog e gerar conversões, o Protocolo HTPPS é indispensável para não comprometer a qualidade do trabalho e os resultados esperados.
Como ter um Certificado SSL no seu site?
O Certificado SSL é uma tecnologia open source gratuita apoiada por grandes empresas como o Facebook, Cisco e Mozilla — além de ter a preferência do Google, como falamos anteriormente.
A instalação varia de acordo com a hospedagem escolhida e a programação do site. Na Hostgator, por exemplo, o Certificado SSL pode ser solicitado gratuitamente na Área do Cliente. Feito isso, você receberá a confirmação em até 48 horas.
O próximo passo é fazer o redirecionamento de HTTP para HTTPS. Se o seu site ou blog for em WordPress, o processo é bem simples: basta ativá-lo por meio de plugins, como o Really Simple SSL. Caso prefira alterar manualmente, basta editar códigos no wp-config.php ou no functions.php.
Se você não está familiarizado com a parte técnica do seu site, é recomendado buscar apoio do desenvolvedor e suporte técnico do serviço de hospedagem. O que você não pode, em hipótese alguma, é negligenciar a importância do Certificado SSL em suas páginas.
Quais são as novidades da nova versão do Google Chrome?
O Google Chrome é o navegador utilizado por mais de 80% dos brasileiros — de acordo com o Statcounter. E esses números mostram que é fundamental seguir as diretrizes estabelecidas por ele para obter mais visitantes para o seu site e entregar uma boa experiência de navegação.
Na versão 68 do Chrome, que foi lançada em 24 de julho de 2018, o Protocolo HTPPS deixou de ser um diferencial para os sites e passou a ser o padrão de navegação. Logo, o cadeado verde e a informação de “Seguro” não terão mais o mesmo destaque que na versão anterior (67).
Isso porque o Google entende que a segurança não é mais uma mero cuidado do site. Mas trata-se de uma obrigação que não precisa de tanto destaque. Assim, o browser agora dará ênfase — negativamente — para os sites que não têm o Certificado SSL, por meio do aviso de “página não segura”.
Por fim, cabe ressaltarmos que o Chrome 68 ainda não está disponível para todos os usuários. Mas, muito em breve, ela se tornará padrão e o Protocolo HTPPS será fundamental para manter uma boa imagem com seus clientes e os resultados da estratégia de SEO.
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