Aparecer na primeira página do Google: 3 dicas importantes

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Quando falamos em Marketing de Conteúdo, nada é mais frustrante do que criar um site ou blog e não ver os resultados esperados. Embora os objetivos pareçam bem claros: aparecer na primeira página do Google e, consequentemente, atrair mais tráfego e conversões para a sua empresa, os artigos não decolam.

Se, por um lado, o Google é como um organismo em constante mutação. Ou seja, novas atualizações e regras de ranqueamento são implementadas frequentemente e precisam ser seguidas — o que requer conhecimento em SEO para interpretar corretamente suas diretrizes. Por outro, existem algumas técnicas que não podem ser negligenciadas em hipótese alguma.

Neste artigo, vamos apresentar 3 dicas que você pode começar a usar agora mesmo no site ou blog da sua empresa para melhorar o posicionamento na SERP (Search Engine Results Page — a página de resultados dos buscadores). Se o seu objetivo é chegar à primeira página do Google, continue com a leitura!

1. Desenvolva conteúdo de qualidade

Quando o usuário faz uma busca no Google, ele deseja ter suas dúvidas respondidas com qualidade e rapidez. Assim, o maior buscador do mundo prioriza os conteúdos relevantes para proporcionar a melhor experiência possível. Essa relação do conteúdo de qualidade com os resultados das buscas pode parecer óbvia. No entanto, muitas empresas deixam de investir nesse ponto tão importante e acabam abrindo mão de muitas oportunidades.

A dica aqui é que você faça pesquisas por palavras-chave importantes para o seu nicho de mercado e com boas oportunidades de ranqueamento. Em seguida, desenvolva o conteúdo de forma que elas apareçam naturalmente ao longo do texto.

2. Otimize seu site para aparecer na primeira página do Google

SEO (Search Engine Optimization) consiste em diversas estratégias para ter o seu site mais amigável aos olhos dos buscadores. Conheça os principais fatores on page (características internas) que, se bem trabalhados em conjunto, podem fazer o seu site aparecer na primeira página do Google:

  • design responsivo;
  • conteúdo de qualidade;
  • meta description clara e objetiva;
  • palavras-chave bem trabalhadas;
  • sitemap completo;
  • URL amigável;
  • atenção ao tamanho e nome das imagens;
  • redução no tempo de carregamento das páginas.

Além disso, existem também os fatores off page (características externas), como a qualidade das menções ou links de outros sites que apontam para as suas páginas. Obter boas recomendações de forma espontânea só é conseguido quando o seu conteúdo entrega valor e se torna uma referência no assunto. Portanto, invista na produção de artigos épicos.

3. Entenda a sua persona

A persona é como um personagem semi-fictício que representa o público ideal de uma empresa. Exatamente por isso, é comum atribuirmos a ela algumas características pessoais, preferências, estilos de vida e até um nome próprio. Todas essas informações são obtidas por meio de conversas e pesquisas com atuais e potenciais clientes.

Para alcançar a primeira página do Google, é importante entender como a sua persona consome conteúdos. Assim, descubra quais são as dores que a afligem, os tipos de sites que ela costuma visitar, qual a melhor linguagem para a comunicação (formal, descontraída, com gírias etc.) e outros fatores que a levam a permanecer mais tempo em um site. Feito isso, desenvolva artigos alinhados às necessidades e peculiaridades do seu público.

Por fim, tenha em mente que nenhuma alteração no seu site ou blog vai surtir resultados imediatos. Na verdade, o trabalho para melhorar o ranqueamento é contínuo — e o conteúdo precisa ser cada vez mais relevante para o seu público.  Além disso, você deve ficar atento às novas diretrizes e segui-las à risca para aparecer na primeira página do Google. A boa notícia é que as dicas que apresentamos neste texto são perenes e podem te ajudar a subir algumas posições na SERP.

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ABOUT THE AUTHOR: Rodrigo Pedrosa CEO da Epic Content

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