Melhorar a qualidade e o fluxo de visitantes no seu blog exige que as principais estratégias do Marketing de Conteúdo sejam aplicadas. Pensando nisso, criar Guest Post com parceiros segmentados é uma das táticas mais usadas para aumentar a autoridade e construir uma reputação.
Essa prática está relacionada aos textos produzidos por escritores convidados que não fazem parte da equipe fixa da empresa. Isso mesmo: receber conteúdo de terceiros e escrever para outros blogs é uma técnica que ajuda a dar uma guinada na sua própria página!
De fato, essas parcerias são importante, pois trazem reconhecimento e credibilidade. Tudo isso auxilia na escalada para ter um blog de sucesso.
Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo o caminho para ter êxito na produção de textos como convidado. Acompanhe!
O que é Guest Post?
Um Guest Post nada mais é do que um artigo escrito por um autor convidado. Ou seja, alguém que não faz parte do seu time de colaboradores. Aceitar que uma pessoa influente no segmento escreva para o blog da sua empresa atrai leitores e destaca as soluções para uma nova audiência.
E também existe o caminho inverso: você pode escrever para outros blogs. Para esses casos, utilize técnicas de link building e backlinks para direcionar leitores até as suas páginas. Imagine quantas oportunidades surgem ao contar com o novo tráfego vindo do blog parceiro!
Como criar Guest Post de sucesso?
Criar Guest Post interessante para uma audiência diferente daquela que você já está acostumado a escrever requer atenção a alguns detalhes importantes. Veja, a seguir, os pontos essenciais para qualificar seus esforços:
1. Escolha um blog de nicho similar
Saber selecionar os parceiros é o primeiro passo para acertar na estratégia. Se você tem uma startup de mobilidade, por exemplo, de nada adianta procurar blogs que falem sobre moda. Quanto maior a relação da sua página com o veículo de publicação do artigo, mais simples é a tarefa de atrair novos leitores para o seu blog.
2. Fique atento à linha editorial do blog
Certamente, você já deve ter visto blogs que atuam no mesmo nicho de mercado mas utilizam linguagens diferentes. Ter a informação de qual segmento determinado blog atua não é suficiente para traçar o planejamento de um texto qualificado. É necessário se aprofundar na forma como os autores da equipe produzem conteúdo para ficar alinhado a eles.
Além disso, você precisa conhecer a persona do seu parceiro para escrever textos que resolvem os problemas que ela tem. Uma dica importante aqui é seguir a linha editorial do blog que vai receber o conteúdo e relacionar o assunto às soluções que a sua empresa pode resolver e o parceiro não.
3. Escreva conteúdo de qualidade
Se você já escreve artigos relevantes para o blog da sua empresa, a atenção para Guest Post deve ser dobrada. Afinal, é o seu nome que vai aparecer em um novo local e você não quer jogar por terra sua credibilidade e nem comprometer a parceria, não é mesmo?
Guarde esse mantra: o conteúdo construído para blogs parceiros precisa ser épico! Portanto, dê atenção às boas práticas para ranquear suas publicações na primeira página do Google. Criar Guest Post de qualidade, além de elevar sua reputação, pode gerar convites para participar de outros blogs e plataformas.
4. Não faça propaganda
Esse não é o momento para uma propaganda crua do seu blog. Caso pense apenas na autopromoção, saiba que a estratégia de Guest Post não é o caminho. Ao contrário disso, a publicidade fora de contexto atrapalha as relações com os contatos, levando-os talvez a negar seus artigos.
Pondere se usar o nome da sua marca vai ser relevante para o leitor. Se não for, a maneira natural de direcionar potenciais clientes para o seu blog é por meio da inserção de links ao longo do artigo para complementar algumas informações.
5. Compartilhe e promova o Guest Post
Espalhe os textos que você escreveu como convidado da mesma forma que faria para qualquer artigo do seu blog. Essa prática é recomendada tanto para quem escreve quanto para quem recebe os textos.
6. Crie bons relacionamentos
A esta altura, já ficou claro que o sucesso da estratégia de Guest Post está condicionada ao relacionamento com parceiros. Portanto, além de construir conteúdo de qualidade, torna-se necessário fortalecer o networking com outras empresas.
Como vimos, criar Guest Post vale muito a pena para o blog da sua empresa. Se você não tem muitos contatos dentro do segmento ou não consegue se dedicar à tarefa, a dica aqui é contar com uma agência de Marketing de Conteúdo. Assim, além de aproveitar da rede de relacionamentos da própria agência, você ainda terá artigos de qualidade para entregar aos parceiros.
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